Josimar Salum (*)
Publicado pela Revista Bate Papo - Boston, MA USA
Os supremacistas brancos, os racistas da "klu klux klan", os ultra radicais da direita, os ultraconservadores evangélicos e católicos e uma rechonchuda parcela de "seniores" festejam a campanha de Donald Trump para a candidatura republicana a Presidência dos Estados Unidos de 2016.
Quem vota no bilionário segundo as pesquisas eleitorais? Dois em cada dez latinos, uma pequena parcela das mulheres e uma insignificante parcela dos votos negros. Jovens não são atraídos pelo seu topete, independentes o ignoram, muito mais os democratas. A chance de se tornar candidato republicano é visível por binóculo turbinado e será preciso um terremoto nos quatro cantos do país para Trump ser eleito Presidente nas eleições gerais. Sua arrogância não é estilo, é egoísmo mesmo! Sua retórica é show, a versão americana antipática do millionário e apresentador Silvio Santos!
Fala, fala, fala e fala como um CEO à frente de suas empresas. Mas no mundo da política é preciso ser líder para fechar acordos, costurar entendimentos e implantar o "Business Plan" que ainda não tem. Não é um diplomata. Discursa para cada plateia, para seus simpatizantes em cada estado apenas o que querem ouvir, mesmo que seja incoerente com suas declarações para outros grupos, e por ser uma celebridade tem sobre si as luzes coloridas da estação. Algo tremendamente positivo de sua campanha? Trouxe a discussão da reforma migratória de vez para o foco dos grandes assuntos deste país!
Ben Carson, o neurocirurgião tem cérebro dotado de inteligência fina e esbanja simpatia. Sua voz mansa e sincera pouco a pouco vai penetrando os ouvidos dos que estão cansados da politicagem de Washington e das mazelas deste bipartidarismo bipolar, de emoções depressivas e euforias nacionalistas sem sentido. É o candidato do bom senso e das respostas possíveis para problemas antigos! Sobeja competência! Tem plano! Ferve tudo em banho Maria, é avesso a ebulição. Ainda não se sabe bem o potencial que tem para emplacar sua candidatura à Presidência! Promete! E tem como entregar!
Marcos Rubio, o senador "jovem" de origem latina, encarnação clássica do sonho americano, filhos de cubanos, porém percebido como sendo mais americano que a grande maioria dos que classicamente seriam considerados americanos de sangue puro (existe isto?). Rubio vai solidificando seu território, baseado no voto de jovens, mulheres, latinos, adultos acima de 50 anos de idade, mesmo que com muito chão para percorrer entre os negros. Estrategista, soube recuar nas questões migratórias para conquistar os brancos conservadores do Partido Republicano. Será muito positivo para os imigrantes!
Fiorina, eu mesmo ainda estou estudando esta mulher executiva, de carreira brilhante, de posturas claras, de língua afiada contra os adversários. É a versão palatável do executivo-empresário que almeja ser solução para os problemas crônicos de seu país. Acredito que apesar ter um discurso mais de linha dura nas questões migratórias desenvolverá outro curso se eleita Presidente.
Mike Huckabee é humano, sensato! As questões econômicas, saúde, infraestrutura, previdência, política externa e outros grandes temas carecem a mesma ênfase e a mesma paixão de sua militância e coerência nas questões sociais. Segue a mesma linha dura no discurso das propostas de reforma migratória, mas em uma eventual presidência favoreceria a grande maioria dos imigrantes.
Ted Cruz? Sem comentários. Ponto final.
Sanders, democrata, além de liberal radical é comunista. Sem chance para chegar a Casa Branca. Suas propostas, porém, a cada dia geram dentre os democratas um volume de apoio que solapa a candidatura de Hillary Clinton. A cada dia fomenta a necessidade de uma outra opção para os democratas!
As trapalhadas mais recentes da mulher de Clinton, de acordo com a opinião de políticos eleitos e oficiais da Justiça, como o envolvimento, no mínimo, de responsabilidade pela morte do embaixador Christopher Stevens na Líbia; a cumplicidade explícita com os países mais radicais de deterioração e perseguição às mulheres pelas contribuições milionárias destes a Fundação Clinton e o escândalo praticamente criminoso do uso de servidores pessoais para armazenar emails "top secret" do Estado corroeram sua credibilidade em toda a nação! Para os imigrantes, embora passe como "musa", se eleita, será a versão piorada de Obama, de discurso eleitoreiro falso será um desastre na implementação de políticas de solução! Vale lembrar que ela não é Bill Clinton!
Jeff Bush, casado com uma mexicana deste que tinha 17 anos de idade e ela 16, é um governante extremamente competente. O que fez na Flórida como governador extrapola todas as médias de quaisquer governadores sejam republicanos ou democratas na história recente. É fato! É o único dentre todos os outros candidatos que tem histórico de benevolente para com as causas dos imigrantes. História e propostas! Palavras e ações concretas. Não é um político exímio na arte de comunicar e perdeu bastante de sua energia e vibração no decorrer da caminhada.
Quem será escolhido candidato de seu partido? Quem será o próximo Presidente dos Estados Unidos? Uma coisa estou certíssimo, nunca sentirei saudades de Obama que sai tarde, muito tarde!
(*) Josimar Salum é professor, líder comunitário e ativista. Autor do livro "O Manifesto" Pedidos pelo tel 774-696-3714 ou pelo e-mail jsalum@thekingsnet.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário