sábado, 22 de setembro de 2012

Qual foi a gafe de Mitt Romney?

De acordo com uma notícia publicada no site da nossa Rádio Brasileira WSRO Mitt Romney criticou “47% da população americana que para ele vão votar em Obama porque não pagam imposto."

Campanha presidencial



Esta não é a notícia dos fatos, mas uma má interpretação da mesma.

Mitt Romney e 47% dos Americanos

Mitt Romney estava discorrendo sobre "entitlement spending” que a maioria da mídia e da comunidade brasileiras nos Estados Unidos e a própria população americana desconhecem o que seja.

Grande parte do Orçamento Federal é destinado a pagar despesas fixas, como Medicare, Medicaid e Social Security. Isto é denominado de "entitlement."

Durante o Governo Bush 9% dos americanos estavam inscritos no programa de “Food Stamps” enquanto que no Governo Obama subiu para 14%, ou seja, 46 milhões de americanos se servem hoje do programa. E isto também funciona como um "entitlement" porque torna-se uma despesa que não tem jeito de ser cortada.

Mitt não necessariamente discorria sobre "entitlement", mas sobre a filosofia de que grande parte dos americanos se sente como "vítimas" e pensa que o Governo tem a obrigação de cuidar dela. Este é um conceito de países socialistas. É fato que a maioria dos americanos não gosta de ser considerada como vítima, e isto pegou muito mal para o candidato republicano.



É claro que a a população carente precisa de assistência em tempos de crise. Mas o que precisamos mesmo é da geração de novos empregos. Este é um problema que solapa as economias do mundo, porque a cada dia mais cidadãos se tornam dependentes de assistência pública.

Se não tem empregos, precisam de assistência. Se não recebem salários do setor privado não fazem a economia movimentar. Sem empregos, não pagam impostos. Se a economia movimenta com dinheiro píblico aumenta-se o buraco do déficit assim aumentando a dívida de cada um dos cidadãos. Os recursos dos Governo se tornam escassos para investir em infraestrutura, saúde, educação, segurança, tecnologia, etc.

Se a dívida pública aumenta e não é injetado novos recursos na economia, as pessoas perdem seu poder de compra, não comprando acelera o processo de recessão. Todo mundo perde. E nenhuma economia reage a estímulos de recursos públicos, porque de fato não existe esta coisa chamada "recurso público" se considerado a sua origem.

Nenhum dos trilhões de dólares gastos pelo Governo Obama como estímulo da economia funcionou porque nosso sistema é capitalista. Insistir nisto é o mesmo que injetar sangue A+ em um corpo cujo tipo sangue é B-!

Estatisticamente a massa de eleitores de Obama está concentrada na camada da população de baixa renda. Não é em vão que seu discurso classista, populista e socialista apela aos mais pobres. Nenhuma economia sobrevive à síndrome de Robin Hood.

Uma população dependente de “welfare”, “assistência social” e ajudas governamentais torna-se dependente e passiva. É preciso quebrar isto. E isto se quebra com criação de riquezas e de empregos. A fórmula clássica do capitalismo que fez da economia americana ser o que é: governo pequeno, iniciativa privada forte, trabalho bem remunerado, capital livre de interferências do Governo, etc.

A gafe do Sr. Romney foi sua afirmação de que 47% da população não paga impostos. Sim, não pagam na sua imensa maioria "income tax.". Porque deveríamos saber que até uma certa faixa salarial o empregado não paga imposto de renda descontado na fonte, mas “social security.”



Contudo, parece que Romney como a maior parte de nós esquecemos que pagamos impostos por qualquer jeito, abastecendo o carro com combustível, comprando eletrodomésticos, automóveis, etc

Concordo plenamente com Mitt Romney quanto aos fatos de seu discurso e sua análise política quando ao voto do eleitorado, mesmo porque as pesquisas de opnião pública estão aí para confirmar o que disse.

Comentário do Presidente Obama sobre esta "gafe" de Mitt Romney





Um comentário:

  1. Pr Josimar me perdoe mas MR tem sido um oportunista e tem roubado recursos do Tesouro dos EUA, aproveitando "falhas" no sistema tributário. Quanto ao aumento da % nos que recorrem aos food stamps, derivou da política imperialista de GWB, que quase levou os EUA à bancarrota. Abraço do Pr.Carlos Ferreira.

    ResponderExcluir