segunda-feira, 17 de setembro de 2012

"It is the economy, stupid!"

Josimar Salum



A PROPOSTA IMIGRATÓRIA DE MITT ROMNEY

É difícil para quem não nos conhece quando usamos palavras e expressões ironicamente, e mesmo assim não faz diferença nenhuma que eu tenha ou não tenha simpatia pela proposta de Romney de “auto-deportação”. São completamente impraticáveis tanto essa quanto aquela da deportação em massa que muitos politicos republicanos e muitos democratas defendem.

Quem me conhece de perto e de longe sabe muito bem que não apoio como nunca apoiei nenhuma medida seja ela Republicana ou Democrata de perseguição aos imigrantes, seja contra documentados ou indocumentados.

Já é fato consumado que qualquer ameaça mesmo de perseguição contra imigrantes tem causado tanto prejuízo como a liderada por exemplo pela Governadora republicana xenofóbica do Arizonas que republicanos moderados já começaram uma campanha para reverter a situação.

Mesmo tendo que fazer um esforço extra para comentar sobre este assunto todo mundo sabe que nenhum imigrante indocumentado vai entrar numa fila para se auto-deportar; para não dizer que não tinha proposta eleitoreira como Obama também as tem, Mitt Romney saiu com esta de “auto-deportação” como se imigrante fosse burro e covarde.

Requer-se uma coragem gigantesca para ir a um Consulado Americano requerer um visto de turista, vir para um país para viver “ilegalmente” e muito mais para se entrar aqui por alguma fronteira, especialmente a do México, para trabalhar, cuidar da família, enfim, construir a vida. É risco demais, gente boa!

Imagine, só, depois passar por tudo, “eu, um imigrante illegal vou bater na porta do Edifício JFK em Boston e vou me apresentar para ser deportado.”

Quem é que acredita nisto? Com certeza, nem Mitt Romney!

MINHA PROPOSTA DE REFORMA IMIGRATÓRIA: ANISTIA JÁ!

Tenho publicado dezenas de textos nos últimos 15 anos defendendo minha posição de Anistia Já para todos os indocumentados.

Sim, Anistia Já, restrita somente aos imigrantes que praticaram crimes dentro ou fora do território Americano.

A verdade é! A anistia que defendo não é anistia a crimes, ao tráfico de drogas, ao furto, aos atos terroristas, à traição ao país e às atividades ilegais criminosas.

A anistia que defendo não é o descaso com a segurança de todos nós nem um remendo constante para corrigir as fragilidades do Sistema Imigratório vigente.

Sim, é anistia a favor daqueles que ousaram cruzar as fronteiras deste país para trabalhar dignamente, sustentar suas famílias e dar uma educação melhor aos seus filhos porque se tivessem ido a algum consulado e tivessem dito que viriam para trabalhar aqui, seus vistos teriam sido negados, depois de pagarem taxas altíssimas para solicitação.

Assim sendo, sou a favor da Anistia para aqueles que entraram pelas brechas das cercas porque as portas nunca estiveram abertas com leis de imigração justas, realistas e honestas.

A realidade é que ser humano com fome, com sonhos, com vontade de crescer, arromba cerca, cruza rios, enfrenta qualquer coisa para progredir, ainda mais se lhe negam o direito de ir e vir.

Esta é a história das civilizações. O português cruzou mares, o espanhol igualmente, os ingleses colonizaram a América, os americanos trouxeram chineses, europeus para trabalharem no país e muitos na barbárie, e de muitas outras nações, e nas horas mais escuras da história humana escravizaram africanos trazendo-os à força para trabalharem em suas terras.



IMPOSSÍVEL EXPLICAR DEVAL & BARAK

A mídia brasileira de um modo geral não consegue admitir que muitos democratas tanto quanto a maioria dos republicanos igualmente defendem políticas de opressão ao estrangeiro e deliberadamente mais uma vez esquivam-se de ter que explicar como é que o Legislativo Estadual de nosso Estado de maioria democrata aprovou sem mesmo tendo que precisar do voto dos republicanos o dispositivo da proibição velada de Carteira de Motorista para indocumentados...

Visto como não se consegue explicar que o Governador Patrick não cumpriu com as promessas que em campanha eu mesmo ouvi dele para a comunidade imigrante, etc, etc. adiciona à sua lista de equívocos velados o fato de alguém como eu, por militar em algum partido politico contrário a sua filosofia, para ele significa que eu concorde com todas as posições do partido.

Como se militância partidária não fosse o que é, para tentar dentro do partido trabalhar e defender ideais que temos quando o Partido ainda não os abraçou. Isto é Democracia!

Tentar enquadrar-me em vão como se fosse um inimigo de minha comunidade de origem porque exerço a Democracia em todas as suas virtudes e consequências é de uma desonestidade enorme.

VIDA OU MORTE!

Agora, se tiver que, para que nossas comunidades imigrantes obtenham concessão de quaisquer direitos ter que apoiar ou votar em algum candidato que defenda o aborto como é o caso do Presidente Obama e a maioria dos membros do Partido Democrata, fique certo que nunca irei fazê-lo.

Mesmo porque não tenho receio de ter que sustentar minha posição diante dos homens, de minha comunidade ou de quem quer que seja e se necessário diante de qualquer tribunal humano, mesmo que venha me custar a liberdade e a vida.

Mais de 46 milhões de bêbes neste páis foram destruídos depois da aprovação de Roe X Wade pela Suprema Corte. Para o Deus da Bíblia nada mais é que derramar milhões de litros de sangue inocente. Isto é ódio na sua mais cruel expressão. Ê homicídio. Jacina apoiada em milhões de casos patrocinada pelo Estado.

Além de todas as cortes e tribunais humanos existe uma Corte Superior diante da qual comparecerão pequenos e grandes, e será o Juiz de toda Terra que terão que enfrentar. É a Ele somente toda a minha devoção e todo o meu Temor.

É lamentável e demasiadamente cruel que qualquer aborto seja praticado legal ou ilegalmente. É vero que isto tem a ver com a decisão individual de cada um, mas fazer isto em nome e com recursos do Estado incorporando a prática à legislação é uma aberração.

Porque pagando meus impostos não desejo que minha contribuição financeira seja destinada a financiar “abortos” nem que seja com a ínfima parcela de um milionésimo do centavo que paguei.

Dizer que não posso e nem devo apoiar candidatos “pró-vida” é tentar me inibir de exercer meus direitos constitucionais.

Mesmo porque os “pró-escolha” não reconhecem que a vida de um bebê é gerada a partir da fecundação do ovo e a partir daí é outra vida, outra pessoa.

Uma mulher pode ter direito de decidir o que quiser com seu corpo, mesmo o de usar a sua mão e pegar numa arma para matar seu filho de 2 anos de idade. Ela pode igualmente ter o direito de jogar no lixo uma vida que mesmo vivendo em seu ventre não lhe pertence.

Mas tanto o aborto de qualquer criança ou o assassinato de um menino de dois anos é pecado, mas como neste último caso o primeiro também deveria ser crime.

Se isto é radicalismo então que seja, porque é assim que a Bíblia trata este entre tantos outros assuntos, ou seja, de forma radical. O Deus da Bíblia é radical, tanto no Seu Amor e Graça quanto na Sua Justiça.

A TEOLOGIA DO IMIGRANTE

Que fique bem claro que não uso somente um versículo para defender minha posição, como alguém sugeriu que lêsse Exodo 22:21: “O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás”, como que se eu estivesse ao deixar claro minhas posições promovendo a opressão de imigrantes.

Escrevi um texto sobre “Imigrantes e a Bíblia” que publiquei em 2005 e republiquei em 2009. Alias foi considerado o primeiro texto baseado nas Escrituras escrito por um brasileiro dentro da Diáspora e foi considerado como um primeiro tratado de Teologia do Imigrante por muitos acadêmicos.

A Bíblia e os imigrantes - Parte 1/2

A Bíblia e os Imigrantes Parte 2/2



DOCUMENTADO OU INDOCUMENTADO, LEGAL OU ILEGAL

Todo aquele que resolveu residir nos Estados Unidos, “legal ou ilegalmente”, tinhamos ou não consciência dos benefícios e dos riscos envolvidos nesta escolha.

Não posso dizer qual seja o caso de cada um, como não é da conta de ninguém examinar nem meu caso nem o de quem quer que seja, e para mim, sou de opinião de que nem autoridades locais ou estaduais, senão as de Imigração deveriam ser competentes para fazê-lo.

Nossa Constituição é a única no mundo que protege os direitos básicos de todas as pessoas que vivam em território Americano e sob a Constituição todos nós, legais ou ilegais, estamos protegidos.

Todo imigrante indocumentado consciente ou inconsciente teve que decidir se respeitaria ou não às Leis do País ou quais Leis iria obedecer e quais Leis iria desobedecer, consciente ou inconscientemente.

Por exemplo, se eu for apanhado pela Polícia dirigindo a mais de 65 milhas na maior parte dos trechos da Mass Pike, serei parado pelo Policial do Estado, multado e terei que pagar a multa em 21 dias ou dentro deste mesmo período de tempo requerer que a Corte julque minha apelação. Iremos comparecer, o Policial e eu, para arguirmos diante do Juiz se eu estava ou não estava dirigindo acima da velocidade. O Juiz então decide. Em muitos casos fica evidente que o Policial abusou de sua autoridade, mas não na sua maioria.

Em outro exemplo, se eu forjar um documento, mesmo sendo cidadão Americano, achando que tenho direito de fazê-lo, mesmo segundo a meu ver que seja por uma justa causa, for apanhado pela Polícia, irei enfrentar a Promotoria do Estado que me processará, e se for realmente culpado, irei cumprir uma pena por este delito criminal. Não antes de ter todo o direito de defesa e a um processo legal e devido.

Quero dizer que se dirigir acima da velocidade não cometo um crime, mas somente uma infração civil. Enquanto que o segundo caso é delito criminal mesmo.

Sei que sem dúvida delitos criminais devem ser punidos na Força da Lei. Sei que devemos respeitar as Leis e a Constituição do País, mas existem casos que temos o direito constitucional inalienável de desobedecer leis civis que sejam revestidas de injustiça, e para mim, especialmente, como para mais de 100 milhões de americamos existem muitos casos que “mais importa obedecer a Deus do que aos homens.”

UMA VOZ PELA JUSTIÇA E A VERDADE

Levanto a minha voz em “favor da Justiça”, não somente nas portas dos republicanos mas de todos os democratas, não somente em relação a assuntos de imigração mas praticamente a todos os assuntos que dizem respeito aos direitos das famílias, sociais, saúde, etc para os admoestarem a não promulgar leis injustas não só em relação aos imigrantes mas a todos os necessitados e aflitos em todos os lugares desta grande América.

Não somente participo de atividades políticas e sociais, debates, entrevistas, congressos, seminários, conscientização de meus pares, mas só para dar um testemunho bem prático fui membro da Diretoria de um grande Centro de Saúde comunitário por muitos anos, só para servir os interesses de americanos carentes, das comunidades imigrantes, especialmente, a brasileira.

Estou convicto que leis imigratórias não podem ser criminalizadas, mesmo porque com uma caneta nas mãos um legislador assina uma lei de perseguição ao imigrante e o criminaliza e com a mesma caneta ele pode usá-la para assinar uma lei de anistia. É só querer!

Isto não tem nada ver com o caso de produzir uma legislação para culpar o inocente e inocentar o culpado, porque cuidar do imigrante é fazer Justiça.

Existem muitos imigrantes-republicanos como também existem muitos imigrantes-democratas que optam pelo silêncio condescendente e se contentam em dizer em alto e bom som que apóiam seus candidatos por causa das questões do aborto e do casamento gay, sejam eles contra ou a favor.

Existem muitos que certamente não pensam nas suas igrejas, muitos pastores não pensam nos seus rebanhos e muitos na sua própria comunidade, porque sendo cidadãos tem o direito de votar, porém desprezam o processo politico do país e não votam.

ATAQUE À LUZ DO DIA AOS PASTORES

É um absurdo que atacaquem com tanta veemência os pastores indiscriminadamente como se o problema de indiferença quanto ao processo politico do país fosse exclusividade dos pastores evangélicos o que de nenhuma maneira é a verdade.

Pelo contrário, muitos alienam-se da comunidade evangélica ou católica como cristãos, quando deveriam saber mais do que qualquer outro e muito bem, que são os pastores assim como os padres que em grande maioria estão envolvidos nas labutas do dia a dia para resolver os problemas sociais dos imigrante.

São eles que os acompanham até às cortes para ajuda-los na dura lida do imigrante, os assistem nas horas difíceis e em quaquer hora, aconselham casais, assistem aos jovens, amam as crianças e cuidam dos assuntos do povo porque na realidade são mais assistentes sociais que pastores.

Seria o mesmo caso de acusarmos todos os padres pela posição definida e clara da Igreja Católica contra o Aborto como inimigos dos imigrantes porque não se posicionam a favor do Partido Democrata.

Ora, existem pastores como padres que são membros dos dois partidos! E sabe o que o Presidente Obama com seu ObamaCare intenta? De empurrar pela nossa guela abaixo nossa consciência obrigando nossas instituições a promoverem aborto sem nos conceder nossos direito pleno no exercício de nossas liberdades religiosas! O senhor não chamaria isto de tirania opressora, ou somente aquilo que lhe convém?

Será que esta mídia libral conseguiria ver a dimensão da injustiça e discriminação que cometem com afirmações inconseqüentes?

É um disparate alguns destes liberais verem os pastores como se fôssemos aversos a Martin Luther King, como se fôssemos indiferentes ao nosso “povo maltratado, subjugado, ultrajado, humilhado e escorraçado; como se calássemos a nossa voz para juntarmo-nos “aos opressores” como se não houvessem entre nós pastores que apoiam canditados democratas, e no meu caso, como se como republicano apoiasse somente politicos republicanos perseguidores dos imigrantes ou como se eu nunca tivesse votado em candidatos democratas!

O PARTIDO REPUBLICANO E REFORMA IMIGRATÓRIA

Escolhi o Partido Republicano para me filiar, mas não voto em partidos nem com o Partido, voto em candidatos ou pelos princípios que defendem.

É preciso lembrar que a maior reforma imigratória que o pais já teve na história recente foi feita pelo Presidente Ronald Reagan, depois de Abraham Lincoln, o maior de todos os presidentes republicanos?

Embora o Presidente Clinton tenha patrocinado também uma Reforma Imigratória em seu Governo jamais teria votado nele se na época pudesse votar por inúmeras razões embora que teria me contentado somente em celebrar o benefício de sua medida em favor dos imigrantes!

ELEMENTAR, MEU CARO WATSON

As críticas que me fazem, algumas impiedosas, não me fazem mal, porque aprendi com meu pai e meu avô, politicos em Minas Gerais por muitos e muitos anos, que podemos divergir sem precisar fazer de nossos opositores nossos inimigos.

BARAK HUSSEIN OBAMA

Escrevo aqui de propósito o nome completo de nosso Presidente, Barak Hussein Obama, porque o sobrenome Hussein, Obama mesmo faz questão de omitir. Por que será? Por que aqui na América não se usa muito o nome do meio?

Por que não podemos fazer comédia com um simples trocadilho da letra "s" com o "b" de Obama? Bush não foi "vítima" do mesmo tipo de tratamento? A diferença é que ele se divertia à bessa e os seguidores de Obama levam tudo para o campo da "discriminação racial."



Sou de descendência libanesa e judia por parte de mãe e de descendência judia por parte de pai! Não tão longe assim! É que Salum, meu segundo nome, nunca foi nome nem sobrenome de ditador e assassino! E meu primeiro nome não sugere ninguém a não ser a corruptela de José e Maria!


Não é somente triste, mas repugnante constatar que qualquer crítica, piada, brincadeira, comédia, até mesmo mencionar a cor da pele do Presidente Obama e dar boas risadas com a ironia do destino de seu "full name" é vista como racismo, discriminação, preconceito e agora xenofobismo, ah! já ia me esquecendo: Radicalismo também!

AS GUERRAS DO PRESIDENTE E DO CONGRESSO AMERICANO

Quanto à questão das guerras, de que o Presidente Bush atacou o Iraque baseado numa mentira, por causa de supostas armas químicas, mostra um desconhecimento total da história. É o Congresso Americano que autoriza guerras!

Está na Constituição!

Muitos Democratas votaram pela invasão do Iraque e do Afeganistão!

São esdrúxulas as afirmações de que estas guerras foram a produção exclusiva do Presidente Bush!

Sem mencionar que uma colisão de muitos Países não somente apoiaram mas muitos deles enviaram tropas para o Iraque.

Presidente George Bush, rodeado por lideres do Congresso, anunciando a Resolução conjunta para o uso das Forças Armadas dos Estados Unidos contra o Iraque no dia 2 de Outubro de 2002.

"BRIEFING" SOBRE O ESTADO DA ECONOMIA

Presidente Bush aumentou o orçamento federal no histórico $700 bilhões até 2008. Presidente Obama gostaria de acrescentar outros $1 trilhão.

Presidente Bush começou uma seqüência de caríssimos “bail outs” com o apoio da equipe econômica de Obama, que segundo nosso amigo comum Pr. Silas Pinto escreveu em um email enviado a mim, disse que “vergonhosamente” Bush pediu foi ajuda a Obama. Barbaridade! Sem comentários!

Presidente Obama acelerou esse curso não somente para as indústrias automobilisticas, mas para dezenas de bancos, Fannie Mae, AIG, até filial de indústria automoblistica americana no Brasil recebeu milhões e milhões de dólares.

Parecia brincadeira de Silvio Santos: “Quem quer dinheiro!” Com uma diferença, Silvio Santos gasta dinheiro que é dele, nosso Presidente não só o nosso, mas das próximas gerações!


Presidente Bush criou um “Medicare-entitlement” de remédios que está custando estimativamente $800 bilhões em sua primeira década. Presidente Obama propôs $634 bilhões no pagamento a um novo fundo de saúde do Governo.

Presidente Bush aumentou 58% mais rápido do que a inflação os gastos com educação federal. Presidente Obama duplicou.

O presidente Bush se tornou o primeiro presidente a gastar 3% do PIB em programas federais de anti-pobreza. Presidente Obama já tem aumentado esse gasto em 20 por cento.

Onde estão as mudanças que prometeu? O que Bush tem a ver com a piora da economia nestes últimos 4 anos?

Se realmente estava um caos incontrolável, por que o caos piorou exageradamente com Obama? Por que que ele ainda não resolveu nada, e ainda quer mais quatro anos, se eleito, para afundar ainda mais a Nação além de "downgrade" os Estados Unidos em todo o mundo?

Presidente Bush foi inclinado a intitular uma carga de imposto de renda para os contribuintes de super-renda. Presidente Obama continuou essa tendência.

Presidente Bush presidiu um aumento de $2,50 trilhões da dívida pública até 2008.

Deixando de lado (para o qual presidentes Bush e Obama compartilham a responsabilidade para um adicional $2,60 trilhões em dívida pública) de 2009, o orçamento do Presidente Obama vai acrescentar $4,90 trilhões em dívida pública desde o início de 2010 até 2016.

Só em quatro anos de Governo a divida aumentou 8 trilhões de dólares?

0 valor foi mudado algumas vezes, mesmo porque só o ObamaCare vai adicionar $1 trilhão de dólares ao deficit público e a divida internacional.

Sem ObamaCare o defícit público já atingiu com o Governo Obama mais de $16 trilhões de dólares.

Sem mencionar mencionando este Presidente vergonhosamente tem governado o país sem Orçamento desde 2009.

O que querem mesmo é me convencer de votar na dupla “Romney-Ryan” porque segundo eles Romney e Ryan não são dois, “mas um bicho de sete cabeças que vai oprimir milhões de imigrantes.” Conheço muito bem esta retórica terrorista sem fundamento e sem dados!

Aqui estão dados até para ingleses verem e lerem:



Confesso que tenho na minha lista alguns motivos para não apoiar, para não trabalhar, para não contribuir financeiramente e para não votar em Romney & Ryan. Mas comparando esta lista com a outra lista de motivos não dá nem para pensar na possibilidade de votar em Obama-Biden.

À CONTRA-MÃO DA HISTÓRIA

Como me escreveu Pr. Elias Meireles:

“Eu acrescentaria as suas ponderações a preocupação que tenho, quando muitos crentes apoiam Obama somente por causa da situação de imigração que eles pensam que vai ser melhor, não levando em conta o liberalismo, o ateísmo, a pobre economia, e o descaso com Israel, numa política internacional que mostra uma profunda incompetência, se é que não tenha sido algo premeditado, derrubando todos os lideres arabes (Ditadores) que apoiam os Estados Unidos.

Os Estados Unidos nunca ficou tão enfraquecido no Oriente. Parece que Israel está mesmo só.

Tenho dito que se Obama for eleito, não haverá mais problema para os ilegais, primeiro porque ele tem sido o Presidente que mais deportou imigrantes, segundo que a economia estará tão ruim que ninguém vai querer ficar aqui ou vir para cá.

Aliás, a maioria dos que foram embora não foram por causa da ilegalidade, foram por causa da economia terrível.”

Para ter sido mais explícito com minhas razões verdadeiras e testadas pelos fatos que apresentei teria que escrever outro artigo com tantas palavras como este, porque fatos e argumentos desfavoráveis é matéria prima deste Governo.

Como disse tenho alguns argumentos para não votar em Romney, mas não falta dezenas e mais dezenas para não votar em Obama. Definitivamente.

Não de uma, mas de duas coisas eu tenho a absoluta e clara certeza – a de quem quer que seja o governante deste país eleito em 6 de Novembro estará debaixo de Provérbios 21.1:

"Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina”

E todo eleitor que votar naquele dia estará debaixo de Provérbios 21:2:

“Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o SENHOR sonda os corações.”

A questão nesta eleição não é a imigração, o aborto, a Política Externa:

"It's the economy, stupid!l

Nenhum comentário:

Postar um comentário